sexta-feira, 10 de julho de 2009

História em Quadrinhos







Oficina 5
TP5 - Unidade 18 - Seção 3

"Reorganizar Histórias em Quadrinhos"

Escolhi esta atividade para o 9ºA acreditando ser mais dinâmia e atraente. Decidi realizar esta de maneira diferente, pois a conversa excessiva me incomodou muito da última atividade. Dividi a sala em trios fora do grupo habitual. Eu fiz a escolha e o andamento foi muito melhor. Se concentraram na atividade, era o que precisava.
A realização foi muito harmoniosa, percebi que todos participaram em todo o processo de construção de sentido.
Ao corrigir, verifiquei que os alunos se esquecem de colocar a pontuação adequada e acentos e quando questionava sobre eles, os mesmos se surpreendiam por ter esquecido.
Depois da leitura as histórias para a sala, questionei sobre as dificuldades e me responderam unânime que era ordenar os quadrinhos. Também fiz com que percebessem que tanto a linguagem verbal e não verbal têm que haver sentido entre elas.
Quanto essa atividade pude observar que foi muito criativa e dinâmica, como imaginei. E alguns alunos conseguiram organizar à história original e chegar muito próximo ao texto.


PLANO DE AULA

AS PARTES DO TODO
Objetivo Geral: Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.

Objetivos Específicos:
* Relembrar a estrutura das histórias em quadrinho;
* Reorganizar os quadrinhos recortados;
* Reescrever as falas dos quadrinhos;
* Comparar as histórias criadas com a original;
* Ler as histórias para a turma;


Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Relembrar a estrutura das histórias em quadrinhos, como são escritos, como são apresentados;
2° passo: Entregar as histórias recortadas e sem diálogos;
3° passo: Organizar os quadrinhos de acordo com a coerência que o grupo estabelecer;
4° passo: Reescrever as falas dos quadrinhos reorganizados;
5° passo: Comparar as histórias criadas com a original para verificar se há muita diferença, ou semelhanças;
6° passo: Ler as histórias para a turma.


Recursos: - Livro TP5 Gestar II;
- História em quadrinhos recortados;
- Sulfites;
Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ produção textual;
◊ comportamento.

2 comentários: