Oficina 4
TP4 - Unidade 16 Seção 2
Primeiramente fiz uma pesquisa, "Como podemos homenagear uma pessoa? E uma cidade?" Eles foram falando várias maneiras como: contar a história da pessoa/ cidade, soltar balões(bexigas), fazer uma festa com bolo, shows, planatando árvores (adorei essa), e escrever sobre a cidade, chegou onde eu queria! Comentei que poderia relizar praticamente todas as idéias, mas uma em especial gostaria muito que eles realizassem, que era o poema concreto.
O tema escolhido nessa unidade foi novidade para os alunos, eles não conheciam. Ficaram encantados com visualização do poema demonstrado na aula sobre o aniversário de São Paulo.
No momento que questionei quanto aos habitantes e a lugares que poderiam representar nossa cidade virou gozação. Tive que chamar a atenção dos alunos e fazê-los refletir sobre o valor de nossa cidade, se não existisse será que tantas famílias teriam um bom emprego, um bom lugar para se morar, para se viver... Que temos o privilégio de ter pessoas de quase todas as regiões do Brasil em nossa cidade.
Em dupas e trios, produziram o poema concreto parabenizando nossa cidade, Campo Verde, que fará 21 anos no dia 04 de Julho. Quase não houve reescritura, só os casos de ortografia; em contra-partida alguns alunos tiveram que reorganizar o tamanho dotexto com a imagem pré-estabelecida. Quanto essa tividade fiquei bastante feliz em levar algo novo e que os mesmos gostassem bastante.
TP4 - Unidade 16 Seção 2
POEMA CONCRETO
Primeiramente fiz uma pesquisa, "Como podemos homenagear uma pessoa? E uma cidade?" Eles foram falando várias maneiras como: contar a história da pessoa/ cidade, soltar balões(bexigas), fazer uma festa com bolo, shows, planatando árvores (adorei essa), e escrever sobre a cidade, chegou onde eu queria! Comentei que poderia relizar praticamente todas as idéias, mas uma em especial gostaria muito que eles realizassem, que era o poema concreto.
O tema escolhido nessa unidade foi novidade para os alunos, eles não conheciam. Ficaram encantados com visualização do poema demonstrado na aula sobre o aniversário de São Paulo.
No momento que questionei quanto aos habitantes e a lugares que poderiam representar nossa cidade virou gozação. Tive que chamar a atenção dos alunos e fazê-los refletir sobre o valor de nossa cidade, se não existisse será que tantas famílias teriam um bom emprego, um bom lugar para se morar, para se viver... Que temos o privilégio de ter pessoas de quase todas as regiões do Brasil em nossa cidade.
Em dupas e trios, produziram o poema concreto parabenizando nossa cidade, Campo Verde, que fará 21 anos no dia 04 de Julho. Quase não houve reescritura, só os casos de ortografia; em contra-partida alguns alunos tiveram que reorganizar o tamanho dotexto com a imagem pré-estabelecida. Quanto essa tividade fiquei bastante feliz em levar algo novo e que os mesmos gostassem bastante.
PLANO DE AULA
O ENSINO DA ESCRITA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA
Objetivo Geral: Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo.
Objetivos Específicos:
* Questionar sobre maneiras de homenagear uma pessoa, uma cidade;
* Apresentar poemas concretos;
* Explicar a função e a estrutura de um poema concreto;
* Relembrar dados da cidade de Campo Verde;
* Produzir um poema concreto;
* Expor as produções na escola;
Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Questionar os alunos sobre maneiras de se homenagear uma pessoa, uma cidade;
2° passo: Ler e mostrar o poema concreto do aniversário da cidade de São Paulo e mais outros exemplos;
3° passo: Explicar o poema concreto visual;
4° passo: Discutir sobre a cultura local;
► Onde nasceu a cidade de Campo Verde?
► Qual é a data que ela foi emancipada?
► De onde são os habitantes?
► Como são as festas locais?
► Quais são os lugares mais populares?
► Quais os lugares da cidade a representaria?
5° passo: Reunir em duplas ou trios e escolher uma das duas idéias propostas ou inventar outra e produzir um poema concreto parabenizando Campo Verde;
6° passo: Expor os trabalhos na escola.
Recursos: - Livro TP4 Gestar II;
- Texto impresso;
- Sulfites;
Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ produção textual;
◊ comportamento.
Objetivo Geral: Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo.
Objetivos Específicos:
* Questionar sobre maneiras de homenagear uma pessoa, uma cidade;
* Apresentar poemas concretos;
* Explicar a função e a estrutura de um poema concreto;
* Relembrar dados da cidade de Campo Verde;
* Produzir um poema concreto;
* Expor as produções na escola;
Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Questionar os alunos sobre maneiras de se homenagear uma pessoa, uma cidade;
2° passo: Ler e mostrar o poema concreto do aniversário da cidade de São Paulo e mais outros exemplos;
3° passo: Explicar o poema concreto visual;
4° passo: Discutir sobre a cultura local;
► Onde nasceu a cidade de Campo Verde?
► Qual é a data que ela foi emancipada?
► De onde são os habitantes?
► Como são as festas locais?
► Quais são os lugares mais populares?
► Quais os lugares da cidade a representaria?
5° passo: Reunir em duplas ou trios e escolher uma das duas idéias propostas ou inventar outra e produzir um poema concreto parabenizando Campo Verde;
6° passo: Expor os trabalhos na escola.
Recursos: - Livro TP4 Gestar II;
- Texto impresso;
- Sulfites;
Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ produção textual;
◊ comportamento.
Leise está de parabéns pelo trabalho realizado, seu blog está ótimo!Suas refexões estão perfeitas! Sucesso pra ti !Bjs
ResponderExcluirvaleu!!!
ResponderExcluirParabéns, gostei mto do blog continuem assim
ResponderExcluirNÃO GOSTEI TEMOS TER MAIS CAPRICHO NÃO TEM FRASES, POR FAVOR VCS PODEM FAZER MELHOR
ResponderExcluirdetestei, uma porcaria
ResponderExcluir