terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Literatura para adolescentes

TP 6 – Unidade 24 Seção 3


Literatura para adolescentes


Atualidade em literatura brasileira”


Essa aula do Gestar teve um sabor diferente, minha coordenadora e amiga assistiu minha aula sobre literatura para jovens.


Abordei um tema muito atual, pois alunos convivem com a realidade. Fiz leitura do texto de Esmeralda Ortiz “Perdida no tempo”, muito forte por sinal, fizeram uma reflexão inicial sobre as drogas. Após leram duas músicas de Chico Buarque “O meu guri” e “Pivete” e refletiram em todos os aspectos sobre as drogas: o que faz uma pessoa a se tornar um dependente, o que uma pessoa se torna ao ser um traficante, os malefícios que essa escolha traz... Questionei se eles conheciam alguma obra que refletisse sobre o tema trabalhado e eles me falaram sobre Racionais e Gabriel o pensador.


A turma do 9º ano A ficaram retraídos com a presença de Neuzelí e a participação foi tímida. Com o 9º ano B foi mais natural, comentaram e contaram casos que presenciaram. Fiquei chocada com os depoimentos. Como esses alunos já convivem com uma realidade tão injusta.


Após essa discussão, finalizei a aula com uma produção textual; deixei livre quanto ao gênero e fizeram paródia musical, narração, depoimento, poema e argumentação. Assim que terminaram, fizeram a leitura para a turma.


Para trabalhar a revisão textual recolhi os textos e troquei entre as turmas e os mesmos analisaram de acordo com o quadro sugerido no AAA6. Quando os alunos pegaram os textos corrigidos foram muito críticos e poucos aceitaram a correção. Tive que intervir e fazê-los refletir. “Quando escrevemos um texto temos que pensar em nosso interlocutor. Não escrevemos para nós mesmos. Se as pessoas não entendem o que escrevemos o nosso texto não tem sentido.”

2 comentários:

  1. Olá Leise! Tudo bem amiga?Por mais que NAO tenha feito comentárioS nos blogs, tenho olhado na medida do possivel, os últimos diaS tem sido uma correria só.Mas fico muito feliz em perceber a preocupação de vocês na conclusão dos registros no blog. Já sinto saudades só em pensar que não teremos mais nossos encontros...mas sei que sempre estaremos unidas! Bjs

    ResponderExcluir
  2. ESSE ANO FICARÁ PRA SEMPRE COMO UMA EXPERIENCIA MARAVILHOSA QUE JAMAIS IREI ESQUECER....BJS

    ResponderExcluir