Produção do Mini Dicionário Jovem
TP1 - Unidade 1, Sºeção 2
Os dialetos do Português
Objetivo: Identificar os principais dialetos do português.
Essa atividade realizei com duas turmas que leciono na Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, 9º ano A e B. Percebi que eles empolgaram a contar as expressões e as gírias que utilizam, mas quando a proposta foi feita para criar o "Mini Dicionário Jovem" o encanto foi por água. desanimaram e enrolaram para fazer.
No momento em que pedi para criarem um texto teatral, pensando em deixar a aula mais dinâmica, participaram, mas não da maneira como imaginei, pois somente alguns dos grupos produziram. Não apresentaram dificuldade em criar e estruturar o texto.
Nos ensaios houve, naturalmente, a reescritura das produções, eles tinham a necessidade de deixá-las o mais fiel possível às falas. Durante esse momento, os alunos se empenharam bastante. Mesmo as peças não precisando de 'apetrechos', porém se preocupavam em demonstrar realmente o que se tratava na peça.
Orientei que não se tratava de uma "super produção", mas era essencial o envolvimento com os colegas e principalmente não se esquecessem do objetivo.
As apresentações foram excelentes e o que mais me chamou atenção foram os temas escolhidos, muito variado com que eu esperava. Houve diálogo com os pais, com os amigos, de policial e ladrão, numa festa, na escola (diretor, aluno e pais) e numa entrevista de emprego.
Nos divertimos muito com o encerramento da aula, todos os grupos estão de PARABÉNS pelo empenho.
Todos envolvidos com a produção, que maravilha!Parabéns pelo trabalho!Bjs
ResponderExcluir