ESCOLA MUNICIPAL DONA MARIA ARTEMIR PIRES
PLANO DE AULA
9º ano A/B Período: _________________ Carga Horária__________
GÊNERO NÃO LITERÁRIO E LITERÁRIO
Objetivo Geral: Distinguir características de gênero literário e de gênero não literário.
Objetivos Específicos:
* Ler o jornal;
* Identificar textos diferentes;
* Relembrar gêneros textuais;
* Definir o gênero textual a ser estudado;
* Identificar características do gênero escolhido seguindo um roteiro de perguntas;
* Elaborar cartazes seguindo regras estipuladas;
* Apresentar definições elaboradas;
* Relacionar texto Não Literário e Literário;
* Produzir um texto literário de acordo com gênero estudado;
* Estimular a criatividade;
* Ler as produções para a turma;
Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Formar grupos;
2° passo: Entregar jornais;
3° passo: Identificar os gêneros textuais (senso comum);
4° passo: Direcionar os gêneros textuais para cada grupo;
5° passo: Identificar as características seguindo o roteiro:
a) De que trata o texto?
b) Qual é o objetivo deste gênero?
c) Qual é a estrutura que o identifica?
d) A quem interessa este texto?
6° passo: Elaborar cartazes com suas conclusões;
7° passo: Apresentar as conclusões aos demais grupos;
8° passo: Fazer paralelo entre texto literário e não literário.
PRODUTO FINAL: Transformar os textos não literários em textos literários.
Recursos: - Quadro e giz;
- jornal;
- cartolina, cola, pincel;
Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ participação na apresentação;
◊ produção textual.
* Identificar textos diferentes;
* Relembrar gêneros textuais;
* Definir o gênero textual a ser estudado;
* Identificar características do gênero escolhido seguindo um roteiro de perguntas;
* Elaborar cartazes seguindo regras estipuladas;
* Apresentar definições elaboradas;
* Relacionar texto Não Literário e Literário;
* Produzir um texto literário de acordo com gênero estudado;
* Estimular a criatividade;
* Ler as produções para a turma;
Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Formar grupos;
2° passo: Entregar jornais;
3° passo: Identificar os gêneros textuais (senso comum);
4° passo: Direcionar os gêneros textuais para cada grupo;
5° passo: Identificar as características seguindo o roteiro:
a) De que trata o texto?
b) Qual é o objetivo deste gênero?
c) Qual é a estrutura que o identifica?
d) A quem interessa este texto?
6° passo: Elaborar cartazes com suas conclusões;
7° passo: Apresentar as conclusões aos demais grupos;
8° passo: Fazer paralelo entre texto literário e não literário.
PRODUTO FINAL: Transformar os textos não literários em textos literários.
Recursos: - Quadro e giz;
- jornal;
- cartolina, cola, pincel;
Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ participação na apresentação;
◊ produção textual.
Olá amiga, é isso ai ficou ótimo seus registros! Parabéns!Bjs!
ResponderExcluirMuito..boom seu blog
ResponderExcluirde seu ex-aluno
muito bem mas precisa melhorar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirparabéns é de educadora como você que o Brasil precisa.
ResponderExcluirOi, preciso que me ajudem,por favor: em um texto nao literario e que seja real mais que fala sobre desde quando aprendi ler ate o dia de hj. alguem pode me ajudar??
ResponderExcluir