terça-feira, 9 de junho de 2009

Gênero literário e Não literário



Oficina 1
Avançando na prática escolhido: TP3 Unidade 10 Seção 1
"Gênero literário e não literário"
O tema que escolhi para trabalhar com as turmas de 9º anos A e B da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires foi de acordo com o planejamento anual, pois tenho que segui-lo durante o ano letivo.
Realizei os quatro primeiros passos na primeira aula, não sei se foi a primeira vez que os mesmos tiveram contato com o jornal dentro da sala de aula, mas senti uma grade dificuldade na organização dos mesmos; eles queriam o tempo todo trocar as notícias dos jornais.
Depois de conscientizá-los sobre a importância de ler um jornal e não ficar somente lendo as partes que mais gostam, mostrando a diversidade de textos presentes dentro dele foi mais fácil controla-los em seus lugares.
Durante esse processo de identificação dos textos fluiu tranquilo. Os mesmos sabiam dos textos que apresentava o jornal, mas quando foi para que eles identificassem a estrutura dos textos houve muita dificuldade. Tive que intervir e explicar, uma vez que a atividade buscava o senso comum (o que sabiam sobre os gêneros), porém de uma maneira que mais questionava do que dava a resposta pronta e acabada.
A confeccção dos cartazes foi muito divertida. O seminário para explicar sobre os gêneros textuais foi bem dinânico.
Adoraram transformar o gênero não literário em literário de tal modo que nem aguardaram a exposição, já queriam logo ler para os colegas as produções feitas por eles. Houve reescritura.
Percebi que com o Gestar II é uma maneira mais lúdica de transmitir os conteúdos, que já trabalhamos, aos nossos alunos durante o ano letivo e o que é mais válido é a troca de experiência sobre as atividades relizadas, pois temos a chance de presenciar várias maneiras de se trabalhar um único tema.

Um comentário: