sexta-feira, 10 de julho de 2009






























Oficina 2 - TP3 Anúncio Publicitário
Plano de aula

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO – TEXTO PUBLICITÁRIO
Objetivo Geral: Perceber os traços de determinado gênero (o publicitário).

Objetivos Específicos:
* Identificar qual é o gênero textual das imagens mostradas;
* Diferenciar propaganda e anúncio publicitário;
* Definir o gênero publicitário mostrando suas características;
* Identificar características do gênero em um anúncio estipulado;
* Analisar em grupos os anúncios;
* Apresentar definições elaboradas;
* Resolver atividades;
* Produzir um anúncio publicitário;
* Corrigir e analisar os anúncios publicitários criados;
* Fazer uma exposição dos anúncios;

Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Analisar as imagens mostradas fazendo com que o aluno consiga identificá-las como propaganda ou anúncio;
2° passo: Explicar a diferença entre propaganda e anúncio publicitário;
3° passo: Definir o gênero e mostrar suas características;
4° passo: Analisar um anúncio publicitário no coletivo;
5° passo: Dividir a sala em cinco grupos e fazer análise de anúncios pré-estabelecidos;
6° passo: Corrigir em forma de seminário fazendo com que os alunos reflitam sobre a análise de cada grupo;
7° passo: Passar as atividades e corrigir;
8° passo: Produzir um anúncio publicitário de acordo com o roteiro em anexo;
9º passo: Corrigir as criações refazendo e reescrevendo se necessário;
10º passo: Analisar as criações como foi feita com as análises dos anúncios anteriormente;
11º passo: Fazer uma exposição na escola realizando uma pesquisa para saber qual foi o mais persuasivo.

Recursos: - Laboratório de informática;
- Data-show;
- Sulfites, lápis de cores;

Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ participação na apresentação;
◊ produção textual;
◊ persuasão na produção;
◊ comportamento.



Um comentário: