terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Literatura para adolescentes

TP 6 – Unidade 24 Seção 3


Literatura para adolescentes


Atualidade em literatura brasileira”


Essa aula do Gestar teve um sabor diferente, minha coordenadora e amiga assistiu minha aula sobre literatura para jovens.


Abordei um tema muito atual, pois alunos convivem com a realidade. Fiz leitura do texto de Esmeralda Ortiz “Perdida no tempo”, muito forte por sinal, fizeram uma reflexão inicial sobre as drogas. Após leram duas músicas de Chico Buarque “O meu guri” e “Pivete” e refletiram em todos os aspectos sobre as drogas: o que faz uma pessoa a se tornar um dependente, o que uma pessoa se torna ao ser um traficante, os malefícios que essa escolha traz... Questionei se eles conheciam alguma obra que refletisse sobre o tema trabalhado e eles me falaram sobre Racionais e Gabriel o pensador.


A turma do 9º ano A ficaram retraídos com a presença de Neuzelí e a participação foi tímida. Com o 9º ano B foi mais natural, comentaram e contaram casos que presenciaram. Fiquei chocada com os depoimentos. Como esses alunos já convivem com uma realidade tão injusta.


Após essa discussão, finalizei a aula com uma produção textual; deixei livre quanto ao gênero e fizeram paródia musical, narração, depoimento, poema e argumentação. Assim que terminaram, fizeram a leitura para a turma.


Para trabalhar a revisão textual recolhi os textos e troquei entre as turmas e os mesmos analisaram de acordo com o quadro sugerido no AAA6. Quando os alunos pegaram os textos corrigidos foram muito críticos e poucos aceitaram a correção. Tive que intervir e fazê-los refletir. “Quando escrevemos um texto temos que pensar em nosso interlocutor. Não escrevemos para nós mesmos. Se as pessoas não entendem o que escrevemos o nosso texto não tem sentido.”

“Argumentação e Linguagem”

TP 6 – Unidade 21 Seção 3

“Argumentação e Linguagem”

Argumentação oral baseada em filme

Devido a turma do 9º ano A ter assistido ao filme “Sem medo de morrer” achei conveniente trabalhar esta unidade - seção a argumentação oral dos alunos.

Fizemos um círculo e indaguei sobre as questões que o filme faz:
O que, provavelmente, levou o garoto a realizar um ato tão monstruoso?
Por que a garota não se posicionou durante o questionamento feito pelo garoto?
Você acredita que esse tipo de atitude poderia acontecer em nosso pais?
Se você se deparasse com tal situação, qual seria a sua atitude?
O que poderia ser feito para não acontecer fatos como esse nas escolas?

Posso garantir que os alunos não tiveram dificuldade em argumentar e queriam que sua opinião prevalecesse. Houve momentos de tumulto, pois queriam argumentar ao mesmo tempo.

“Figuras e linguagem literária”

TP 2 – Unidade 8 Seção 3


“Figuras e linguagem literária”


Concurso de Declamação de Poemas


Escolhi este tema para proporcionar aos alunos uma aula de literatura diferente.


A escolha dos poemas deixei que os mesmos procurassem e se identificassem, apareceu vários escritores de destaque como Fernando Pessoa, Ana Maria Machado, Chico Buarque...


Para que todos participassem e ainda contribuissem com o concurso, optei por criar uma ficha avaliativa cujo critérios eram: * leitura, * emoção, * tonalidade da voz; e os valores eram de 1 a 3.


Iniciei a aula declamando o poema “Serão de Junho” de Augusto Meyer. Após foram os alunos de forma aleatória.


Eles apreciaram a aula e vibravam quando o tema era amor e vi o quanto se preparavam e estavam ansiosos para a leitura.


Particularmente amei essa aula porque “amo” poemas e poesias e me senti muito feliz quando vi meus alunos interessados na leitura e principalmente preocupados em como ler.

“As várias possibilidades de organização da frase e do período”

TP 2 – Unidade 6 Seção 3


“As várias possibilidades de organização da frase e do período”


Gincana das Orações Adverbiais


Adorei a proposta do gestar . Logo imaginei e criei uma gincana para explorar o conteúdo que estava trabalhando, as orações subordinadas adverbiais; caberia até como revisão para a avaliação bimestral.


Criei grupos de cinco alunos o qual fiz sorteio. Elaborei questões de acordo com as atividades realizadas em sala, todas as questões que foram entregues aos alunos, havia alternativas para todos os grupos resolverem e os mesmos respondiam por sorteio e num determinado tempo estipulado; no entanto todos os grupos deveriam responder às questões pois não saberiam o momento de responderem.


Todos os grupos se empenharam em resolver e participaram ativamente da gincana.