quarta-feira, 29 de julho de 2009

Progressão textual























Oficina 6
TP5 - Unidade 19 Seção 3

A PROGRESSÃO TEXTUAL

Escolhi essa atividade para realizar com o 9ºB porque além de ser dinâmica poderia sair produções muito engraçadas.
Segui todos os passos direcionados no Avançando na Prática. Organizei as filas em números iguais de alunos e no sentido horário estabeleci as perguntas à elas. Após, eles produziram individualmente cada parte no seu papel. Reuní todos e modifiquei a função das filas. Sorteando aluno por aluno, eles foram lendo as partes e perceberam que coincidentemente algumas histórias tinham coerência, outras não, o que era motivos de risos e gargalhadas.
Depois de todos lerem, reuni grupos de acordo com o sorteio de leitura e pedi para reescreverem a mesma históriacom coerência, sem perder a sequência dos fatos.
Alguns grupos tiveram dificuldade em dar coerência à história e orientei que eles tinham que acrescentar fatos a ela.
Tanto eu como os alunos adoramos essa atividade.

PLANO DE AULA

A PROGRESSÃO TEXTUAL
Objetivo Geral: Analisar mecanismos de coesão seqüencial.

Objetivos Específicos:
* Relembrar a estrutura de uma narração;
* Organizar a sala de acordo com a atividade;
* Estabelecer grupos;
* Ler as seqüências estabelecidas;
* Reescrever as histórias de acordo com a seqüência e com coesão e coerência;
* Estabelecer relações de coesão seqüencial entre os dois textos;
* Ler para a turma as duas versões.


Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Relembrar a estrutura da narração e sua seqüência de fatos;
2° passo: Estabelecer filas na sala de acordo com o número de perguntas a serem trabalhadas;
► O que aconteceu?
► Onde aconteceu?
► Quando aconteceu?
► Quem foram os envolvidos?
► Qual foi o desfecho da história?
3° passo: Organizar as respostas em caixas de acordo com os temas de cada fila;
4° passo: Estabelecer grupos de acordo com cada aluno para a leitura dos papéis;
5° passo: Formar grupos para reescrever as histórias com coesão e coerência;
6° passo: Perceber que toda narração precisa de uma estrutura e principalmente de uma seqüência coerente.
7° passo: Ler para a turma novamente as duas versões.


Recursos: - Livro TP5 Gestar II;
- Papéis recortados;
- Cinco caixinhas para colocar as respostas
- Sulfites;

Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ produção textual;
◊ comportamento.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

História em Quadrinhos







Oficina 5
TP5 - Unidade 18 - Seção 3

"Reorganizar Histórias em Quadrinhos"

Escolhi esta atividade para o 9ºA acreditando ser mais dinâmia e atraente. Decidi realizar esta de maneira diferente, pois a conversa excessiva me incomodou muito da última atividade. Dividi a sala em trios fora do grupo habitual. Eu fiz a escolha e o andamento foi muito melhor. Se concentraram na atividade, era o que precisava.
A realização foi muito harmoniosa, percebi que todos participaram em todo o processo de construção de sentido.
Ao corrigir, verifiquei que os alunos se esquecem de colocar a pontuação adequada e acentos e quando questionava sobre eles, os mesmos se surpreendiam por ter esquecido.
Depois da leitura as histórias para a sala, questionei sobre as dificuldades e me responderam unânime que era ordenar os quadrinhos. Também fiz com que percebessem que tanto a linguagem verbal e não verbal têm que haver sentido entre elas.
Quanto essa atividade pude observar que foi muito criativa e dinâmica, como imaginei. E alguns alunos conseguiram organizar à história original e chegar muito próximo ao texto.


PLANO DE AULA

AS PARTES DO TODO
Objetivo Geral: Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.

Objetivos Específicos:
* Relembrar a estrutura das histórias em quadrinho;
* Reorganizar os quadrinhos recortados;
* Reescrever as falas dos quadrinhos;
* Comparar as histórias criadas com a original;
* Ler as histórias para a turma;


Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Relembrar a estrutura das histórias em quadrinhos, como são escritos, como são apresentados;
2° passo: Entregar as histórias recortadas e sem diálogos;
3° passo: Organizar os quadrinhos de acordo com a coerência que o grupo estabelecer;
4° passo: Reescrever as falas dos quadrinhos reorganizados;
5° passo: Comparar as histórias criadas com a original para verificar se há muita diferença, ou semelhanças;
6° passo: Ler as histórias para a turma.


Recursos: - Livro TP5 Gestar II;
- História em quadrinhos recortados;
- Sulfites;
Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ produção textual;
◊ comportamento.

Poema Concreto







Oficina 4
TP4 - Unidade 16 Seção 2

POEMA CONCRETO

Primeiramente fiz uma pesquisa, "Como podemos homenagear uma pessoa? E uma cidade?" Eles foram falando várias maneiras como: contar a história da pessoa/ cidade, soltar balões(bexigas), fazer uma festa com bolo, shows, planatando árvores (adorei essa), e escrever sobre a cidade, chegou onde eu queria! Comentei que poderia relizar praticamente todas as idéias, mas uma em especial gostaria muito que eles realizassem, que era o poema concreto.
O tema escolhido nessa unidade foi novidade para os alunos, eles não conheciam. Ficaram encantados com visualização do poema demonstrado na aula sobre o aniversário de São Paulo.
No momento que questionei quanto aos habitantes e a lugares que poderiam representar nossa cidade virou gozação. Tive que chamar a atenção dos alunos e fazê-los refletir sobre o valor de nossa cidade, se não existisse será que tantas famílias teriam um bom emprego, um bom lugar para se morar, para se viver... Que temos o privilégio de ter pessoas de quase todas as regiões do Brasil em nossa cidade.
Em dupas e trios, produziram o poema concreto parabenizando nossa cidade, Campo Verde, que fará 21 anos no dia 04 de Julho. Quase não houve reescritura, só os casos de ortografia; em contra-partida alguns alunos tiveram que reorganizar o tamanho dotexto com a imagem pré-estabelecida. Quanto essa tividade fiquei bastante feliz em levar algo novo e que os mesmos gostassem bastante.


PLANO DE AULA

O ENSINO DA ESCRITA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA
Objetivo Geral: Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo.

Objetivos Específicos:
* Questionar sobre maneiras de homenagear uma pessoa, uma cidade;
* Apresentar poemas concretos;
* Explicar a função e a estrutura de um poema concreto;
* Relembrar dados da cidade de Campo Verde;
* Produzir um poema concreto;
* Expor as produções na escola;

Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Questionar os alunos sobre maneiras de se homenagear uma pessoa, uma cidade;
2° passo: Ler e mostrar o poema concreto do aniversário da cidade de São Paulo e mais outros exemplos;
3° passo: Explicar o poema concreto visual;
4° passo: Discutir sobre a cultura local;
► Onde nasceu a cidade de Campo Verde?
► Qual é a data que ela foi emancipada?
► De onde são os habitantes?
► Como são as festas locais?
► Quais são os lugares mais populares?
► Quais os lugares da cidade a representaria?
5° passo: Reunir em duplas ou trios e escolher uma das duas idéias propostas ou inventar outra e produzir um poema concreto parabenizando Campo Verde;
6° passo: Expor os trabalhos na escola.


Recursos: - Livro TP4 Gestar II;
- Texto impresso;
- Sulfites;
Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ produção textual;
◊ comportamento.

Cartaz Informativo








Oficina 3
TP4 - Unidade 13 Seção 2

Cartaz informativo

Foi muito fácil desenvolver essa atividade com o 9ºA. Falar de uma realidade que eles vivem se torna prazeroso. Eles assimilaram muito fácil a atividade e se divertiram em fazer os desenhos(colagens), o qual foi opção dos mesmos. Na medida em que iam escrevendo os textos, os mesmos já trouxeram para que eu pudesse ajudá-los; em alguns casos houve reescritura pois confudiam em texto informativo com texto de anúncio e outros questões ortográficas.
Tenho que admitir que não havia pensado em trabalhar com algo t]ao próximo deles e que isso fosse tão prazeroso como me transmitiram durante as atividades.

PLANO DE AULA

LETRAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL
Objetivo Geral: Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.

Objetivos Específicos:
* Relembrar o conceito de anúncio publicitário;
* Produzir um anúncio publicitário das festas locais;
* Expor os trabalhos na escola;
* Realizar atividades;
* Produzir textos considerando a cultura local como contexto das produções;
* Ler as produções para a turma;


Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Relembrar oralmente o contexto de anúncio publicitário;
2° passo: Produzir em anúncio publicitário em grupos de 3 ou 4 componentes das festas locais sem repetir na mesma turma (listar antes as festas);
3° passo: Expor os anúncios na escola;
4° passo: Realizar atividades propostas pelo livro gesta II no AAA4 (Versão do aluno) p.16;
5° passo: Produzir um texto com base na atividade anterior;
6° passo: Ler as produções para os colegas de turma


Recursos: - Livro AAA4 Gestar II;
- Texto impresso;
- Sulfites, lápis de cores;

Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ participação na leitura;
◊ produção textual;
◊ comportamento.





























Oficina 2 - TP3 Anúncio Publicitário
Plano de aula

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO – TEXTO PUBLICITÁRIO
Objetivo Geral: Perceber os traços de determinado gênero (o publicitário).

Objetivos Específicos:
* Identificar qual é o gênero textual das imagens mostradas;
* Diferenciar propaganda e anúncio publicitário;
* Definir o gênero publicitário mostrando suas características;
* Identificar características do gênero em um anúncio estipulado;
* Analisar em grupos os anúncios;
* Apresentar definições elaboradas;
* Resolver atividades;
* Produzir um anúncio publicitário;
* Corrigir e analisar os anúncios publicitários criados;
* Fazer uma exposição dos anúncios;

Metodologia: As aulas serão desenvolvidas:
1° passo: Analisar as imagens mostradas fazendo com que o aluno consiga identificá-las como propaganda ou anúncio;
2° passo: Explicar a diferença entre propaganda e anúncio publicitário;
3° passo: Definir o gênero e mostrar suas características;
4° passo: Analisar um anúncio publicitário no coletivo;
5° passo: Dividir a sala em cinco grupos e fazer análise de anúncios pré-estabelecidos;
6° passo: Corrigir em forma de seminário fazendo com que os alunos reflitam sobre a análise de cada grupo;
7° passo: Passar as atividades e corrigir;
8° passo: Produzir um anúncio publicitário de acordo com o roteiro em anexo;
9º passo: Corrigir as criações refazendo e reescrevendo se necessário;
10º passo: Analisar as criações como foi feita com as análises dos anúncios anteriormente;
11º passo: Fazer uma exposição na escola realizando uma pesquisa para saber qual foi o mais persuasivo.

Recursos: - Laboratório de informática;
- Data-show;
- Sulfites, lápis de cores;

Avaliação: Os alunos serão avaliados considerando todo o processo de construção e reconstrução dos conhecimentos da seguinte forma:
◊ participação durante as aulas;
◊ participação na apresentação;
◊ produção textual;
◊ persuasão na produção;
◊ comportamento.