"As várias formas de intertextualidade"
Quando decidi escolher este tema, não imaginei o quanto seria bom e engraçado.
Iniciei a aula lendo "A verdadeira história dos três porquinhos" e os alunos, literalmente, amaram; sempre indagando sobre a intertextualidade e os mesmos expondo o que entenderam.
Após, pedi aos alunos, em consenso, escolhessem uma história infantil para que criassem a sua própria versão. Cioncidência ou não, as duas turmas (9ºA e B) escolheram a de "Chapéuzinho Vermelho".
Assim criaram os textos, em duplas, e em seguida fizeram a leitura compartilhada divertindo todos com a criatividade fértil. A versão que predominou nas duas turmas foi a do Lobo Mau, influenciados, acredito, pela história lida inicialmente.
Para finalizar, escolhi uma maneira diferente para cada turma.
Com o 9ºB escolhemos as melhores partes das histórias e formamos uma única versão para a turma (muito cansativo), e com o 9º A fizeram uma ficha avaliativa (com critérios pré estabelecidos) e assim escolheram a que melhor represente a turma.
Todos nós gostamos muito e nos divertimos com a atividade e pude constatar que os alunos tiveram o cuidado de escrever para ler para os colegas.